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Proposta Pedagógica
O Projeto Pedagógico estabelecido pela FACULDADE 2001 para os próximos cinco (5) anos, tem como prioridade de ação o ensino de graduação (bacharelado e tecnológico), visando atingir níveis significativos de qualidade, dentro das seguintes determinantes pedagógicas:
  • ação centrada no aluno;
  • ação integrada por objetivo de educação e aprendizagem;
  • ação sobre o aluno ou grupos de alunos;
  • oferecimento de atividades extra- curriculares de caráter técnico-científico, cultural, desportivo, social, recreativo e artístico

Serão constituídos mecanismos e procedimentos capazes de assegurar:
  • integração das atividades acadêmicas;
  • prioridades para todas as medidas tendentes a melhoria dos níveis de qualidade de ensino e das atividades de pesquisa e de extensão;
  • utilização de metodologias alternativas de ensino e de avaliação da aprendizagem como recurso didático-pedagógico;
  • avaliação permanente dos processos de ensino, pesquisa, extensão e de gestão dos recursos patrimoniais, técnicos e acadêmicos da FACULDADE 2001.


Em síntese, um processo educacional direcionado a produção de conhecimentos necessários ao constante aperfeiçoamento profissional com base em avaliação permanente do desempenho docente e discente, especialmente a auto-avaliação como instrumento de desenvolvimento profissional.

CONCEPÇÃO PEDAGÓGICA DOS CURSOS DA FACULDADE 2001

A concepção pedagógica dos cursos se traduz na busca da excelência profissional onde a articulação teoria/prática garanta a qualidade do processo ensino-aprendizagem.

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

Autorizado: Portaria nº 732 de 23/12/2013.
Conceito: 4

Amparo Legal

Curso de Bacharelado em Administração é amparado pela Resolução CNE/CES Nº 04, de Julho de 2005.

I. Curso de Formação Básica: relacionados com estudos antropológicos, sociológicos, filosóficos, psicológicos, ético-profissionais, políticos, comportamentais, econômicos e contábeis, bem como os relacionados com as tecnologias da comunicação e da comunicação e da informação e das ciências jurídicas.
II. Conteúdos de formação Profissional: relacionados com as áreas específicas, envolvendo teorias da administração e das organizações e a administração de recursos humanos, mercado e marketing, materiais, produção e logística, financeira e orçamentária, sistemas de informações, planejamento estratégico e serviço;
III. Conteúdos de Estudos Quantitativos e suas Tecnologias: abrangendo pesquisa operacional, teoria dos jogos, modelos matemáticos e estatísticos e aplicação de tecnologias que contribuam para a definição e utilização de estratégias e procedimentos inerentes à administração; e
IV. Conteúdos de Formação Complementar: estudos opcionais de caráter transversal e interdisciplinar para o enriquecimento do perfil do formando.

Sistema acadêmico (regime, duração)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Regime de matrícula
Semestral
Carga horária total do curso
3.376 (incluídas 300 horas de estágio supervisionado)
Integralização da carga horária
DURAÇÃO DO CURSO:
4 anos (período de 8 semestres)
DISCIPLINAS
TOTAL DE HORAS
Disciplinas Formativas ( Básica, Profissional, Estudos Quantitativos e suas Tecnologias, Complementar ou Eletiva)
2.808
Atividade Complementar
160
Estágio Supervisionado
300
TCC
108
TOTAL
3.376


Perfil do Bacharel em Administração

O Bacharel em Administração da FACULDADE 2001 seja proprietário sócio, funcionário e/ou consultor, deve apresentar um perfil que enfatiza as 15 habilidades desejadas para o egresso do curso que oferecemos, quais sejam:

I. Ser empreendedor, ou seja, estar sempre buscando a ampliação, organização e eficiência da organização, perseguindo a qualidade e oportunidade de novos negócios;
II. Pesquisar novas técnicas/tecnologias de produtos e serviços, além de definir oportunidades e ameaças derivadas de variáveis que envolvem as organizações;
III. Definir rumos lançamentos de novos produtos/serviços novos investimento e métodos de trabalho;
IV. Planejar, conduzir e distribuir as equipes e suas tarefas;
V. Compatibilizar o desempenho de sua equipe com as metas das organizações;
VI. Fazer a intermediação entre a equipe, o pessoal técnico e as organizações;
VII. Preparar a equipe e manuais de funcionamento de procedimento, para que na sua ausência, o trabalho prossiga sem sobressaltos;
VIII. Realizar e conduzir reuniões periódicas com a equipe para avaliar a evolução de projetos, discutir eventuais problemas, avaliar normas, procedimentos e a qualidade do trabalho;
IX. Elaborar e gerenciar as rotinas administrativas;
X. Definir os segmentos de mercado sobre os quais concentram as atenções e os recursos;
XI. Classificar os produtos finais que possuam as características exigidas pelo consumidor ou pelo mercado;
XII. Gerenciar todos os instrumentos de marketing, principalmente: a propaganda, preço, distribuição e o próprio produto, como forma de suporte ao desenvolvimento de novos negócios;
XIII. Gerenciar o retorno de informações (feedback) que permite à organização manter contato direto com sua realidade do mercado;
XIV. Observar atentamente os passos dos concorrentes, antecipar-se e prever os próximos movimentos do complexo jogo da sociedade moderna.

Adquirindo estas 15 habilidades acima descritas, lançamentos no mercado de trabalho um profissional capaz de promover as transformações com postura proativa e adaptada às mudanças, que gere resultados otimizados, visando satisfazer as suas aspirações e as da sociedade.

Competências e Habilidades a serem desenvolvidas no Curso de Bacharelado em Administração

I. reconhecer e definir problemas, equacionar soluções, pensar estrategicamente, introduzir modificações no processo produtivo, atuar preventivamente, transferir e generalizar conhecimentos e exercer, em diferentes graus de complexidade, o processo da tomada de decisão;
II. desenvolver expressão e comunicação compatíveis com o exercício profissional, inclusive nos processos de negociação e nas comunicações interpessoais ou intergrupais;
III. refletir e atuar criticamente sobre a esfera da produção, compreendendo sua posição e função na estrutura produtiva sob seu controle e gerenciamento;
IV. desenvolver raciocínio lógico, crítico e analítico para operar com valores e formulações matemáticas presentes nas relações formais e causais entre fenômenos produtivos, administrativos e de controle, bem assim expressando-se de modo crítico e criativo diante dos diferentes contextos organizacionais e sociais;
V. ter iniciativa, criatividade, determinação, vontade política e administrativa, vontade de aprender, abertura às mudanças e consciência da qualidade e das implicações éticas do seu exercício profissional;
VI. desenvolver capacidade de transferir conhecimentos da vida e das experiências cotidianas para o ambiente de trabalho e do seu campo de atuação profissional, em diferentes modelos organizacionais, revelando-se profissional adaptável;
VII. desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizações; e
VIII. desenvolver capacidade para realizar consultoria em gestão e administração, pareceres e perícias administrativas, gerenciais, organizacionais, estratégicos e operacionais.

Faculdade 2001 - A Escola do Novo Milênio
Av. São Paulo, nº 257, Bairro Jardim São Paulo, Recife/PE